top of page

Quando das comemorações dos 500 anos da reforma luterana, amigos músicos, decidiram criar um grupo para a realização de cantatas de J. S. Bach. Esse grupo liderado por Luiz Fernando Sahd Regente e barítono, Regina Schlochauer cravista e pianista e a Professora Marília Pini violista, pensaram num grupo de câmara para a realização das Cantatas BWV 82 “Ich habe Genug” e da Cantata 56 “Ich will den Kreuzstab gerne tragen”. Para a realização dessas cantatas convidamos o professor Gilson Barbosa oboé e montamos uma orquestra com jovens músicos os Violinistas Victor Tamarindo e Ricardo Proiete, o professor Fábio Pelegatti violoncelista, e também o Contrabaixista Professor Ricardo Busatto. Essa foi a formação primordial para a realização da cantata BWV 82 “Ich habe genug”. 

Com o sucesso da realização dessa cantata foi pedido para nós a realização de uma cantata com coro, orquestra e solistas. Realizamos então nossa segunda cantata, a cantata BWV 78 “Jesu der du meine Seele”, surgindo assim o Madrigal Bach. E então criamos um nome provisório para o grupo orquestral, que se passou a se chamar Ensemble Bach. Nessa nova formação foi preciso uma mudança de músicos, devido as possibilidades de sua participação, e então a violinista Samara Gama substitui o violinista Ricardo Proiete.  Nesta cantata também a professora Karina Inoue flautista e a oboísta Raquel Mônica Gonçalves se juntaram ao Ensemble Bach e os solistas vocais Solange Gonçalves soprano, Teresa Longatto alto, Alexandre Bialecki tenor e Luiz Fernando Sahd barítono. A regência do Madrigal Bach foi sob a direção da Maestrina Teresa Longatto.

Encerrando o ano, realizamos a cantata BWV 56 “Ich will den Kreuzstab gerne tragen. Como as apresentações foram na Igreja da Paz (igreja luterana na rua Verbo Divino em São Paulo) e também o projeto foi pensado com eles, além do Ensemble Bach e o barítono Luiz Fernando Sahd, essa cantata que   tem um coro em sua parte final, o Coral Mensageiros da Paz, coro de membros da Igreja da Paz, participou da realização da cantata, e também nesta ocasião o oboísta Victor Hugo executou o terceiro oboé. A direção orquestral do Ensemble Bach foi sempre feita pelo Maestro Luiz Fernando Sahd.

Como o Ensemble Bach é um grupo de excelência musical, no dia 27 de novembro de 2017 foi então fundado o Ensemble Bach São Paulo e também o Madrigal Bach São Paulo, que pretende se tornar um grupo especializado em música barroca até o final do período clássico.  O Ensemble Bach São Paulo tem como Regente o Maestro Luiz Fernando Sahd; e o Madrigal Bach São Paulo tem como regente a Maestrina Teresa Longatto.
O Ensemble e o Madrigal Bach São Paulo ensaiam na Fundação Esterhazá.

Formação

Ensemble Bach São Paulo

2018

bottom of page